Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.
 

 » ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS (OPE)


 

O Despacho n.º 436-A/2017, de 6 de janeiro, veio aprovar a implementação do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) que visa estimular a participação cívica e democrática dos estudantes, promovendo o seu espírito de cidadania e o diálogo, a mobilização coletiva em prol do bem comum e o respeito pelas escolhas diferentes, valorizando a sua opinião em decisões nas quais são os principais interessados e responsáveis, e, finalmente, permitindo o conhecimento do mecanismo do voto.

Assim, os estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica.

Para tal, as escolas devem abrir procedimento para apresentação de propostas até ao final de janeiro e auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento e apresentação até ao final de fevereiro.

Para mais informações consulte o site oficial do Orçamento Participativo das Escolas em www.dgeste.mec.pt/ope.

   

 > Propostas apresentadas

 

 > Documentação

 
   

 

Política de cookies

Este site utiliza cookies para armazenar informações no seu computador.

Você aceita?