SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO


O Serviço de Psicologia e Orientação é um serviço especializado de apoio educativo, com autonomia técnica, científica e deontológica, que articula com os órgãos e estruturas do agrupamento e com outros serviços externos para promover condições que assegurem a integração escolar e social dos alunos e facilitem a sua transição para a vida ativa.


O Serviço de Psicologia e Orientação tem como domínios específicos de intervenção e competências:

a) O apoio psicológico e psicopedagógico a alunos e docentes;

b) A orientação escolar e profissional;

c) O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações na comunidade escolar.

O Serviço de Psicologia e Orientação desenvolve as suas funções em contexto escolar, competindo-lhe, designadamente:

  • Contribuir, através da sua intervenção especializada, para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
  • Conceber e participar na definição de estratégias e na aplicação de procedimentos de orientação educativa que promovam o acompanhamento do aluno ao longo do seu percurso escolar;
  • Intervir, a nível psicológico e psicopedagógico, na observação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e encarregados de educação em articulação com os recursos da comunidade;
  • Participar na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva dos alunos sujeitos a referenciação, tendo em vista a elaboração do relatório técnico-pedagógico, acompanhando ou monitorizando a aplicação das medidas de suporte à aprendizagem;
  • Desenvolver programas e ações de aconselhamento pessoal e vocacional a nível individual ou de grupo;
  • Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente, os de educação especial, a deteção de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e o estudo das intervenções adequadas;
  • Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, suscetíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mundo do trabalho;
  • Participar em experiências pedagógicas, bem como em projetos de investigação e em ações de formação do pessoal docente e não docente;
  • Colaborar no estudo, conceção e planeamento de medidas que visem a melhoria da prestação do serviço educativo e acompanhar o desenvolvimento de projetos.

> MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre psicologia e orientação em meio escolar, consulte o site da Direção-Geral da Educação... clique aqui.


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