ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA


O Agrupamento de Escolas de Mafra submeteu a concurso quatro projetos, no âmbito do selo Escola Amiga da Criança.


Todos foram distinguidos. Parabéns aos alunos, docentes e técnicos envolvidos. É com satisfação que vemos grande parte do agrupamento com projetos que marcam pela diferença, reconhecidos não apenas pelos alunos e comunidade, mas pelas estruturas que atribuem a distinção.


Para mais informações sobre esta iniciativa aceda a https://escolaamiga.pt.


Resume-se, de seguida, cada projeto distinguido:

Estamos Juntos

Categoria Cidadania e Inclusão


Este projeto é transversal a todo o agrupamento e confere o selo a todas as escolas dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.

A sua base são as sessões realizadas com os alunos do 4.º ano, bem como, as realizadas com os alunos do 5.º ao 9.º ano, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

+Juntos

Categoria Cidadania e Inclusão


O +Juntos englobou toda a preparação da festa de finalistas da Escola Básica Hélia Correia, envolvendo também momentos com alunos dos 2.º e 3.º Ciclos, tenso sido preparada uma atividade para toda a escola onde foram abordados temas como o bullying, a transição de ciclo e as relações interpessoais.



Sem Água Para Chorar

Categoria Sustentabilidade


Este projeto integrou atividades de Educação Ambiental promovidas no âmbito do programa Mafra Mais Sustentável (2023/2024). Esta iniciativa envolveu alunos e docentes da Escola Básica Hélia Correia, bem como, professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e ainda alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo foi sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade, envolvendo diferentes níveis de ensino e promovendo o trabalho colaborativo.


Peddy Paper "Caminhos de Paz"

Categoria Cidadania e Inclusão


O Peddy Paper foi organizado para celebrar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, com enfoque nos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Contou com a inscrição de mais de 70 equipas, das quais foram premiadas as quatro primeiras.